FEE UFPA
→ Determinar um indicador ácido-base natural eficaz, capaz de determinar o grau de acidez e de alcalinização das substâncias propostas.
Objetivos:
→ Determinar por meio da adição do indicador natural a coloração da solução.
→ Com as cores obtidas após esse processo, é possível determinar por meio da tabela de pH se a solução é ácida, base ou neutra.
Introdução:
Os indicadores ácido-base são substâncias orgânicas que ao entrar em contato com um ácido ficam com uma cor e ao entrar em contato com uma base ficam com coloração diferente. Alguns indicadores naturais também podem serem utilizados, como o repolho roxo e a flor hortência.
O mais conhecido é o extrato de repolho roxo, que consiste em basicamente misturar o repolho com certa quantidade de água e filtrar a ponto de obter um ótimo indicador natural.
O volume de água da mistura é diretamente proporcional a concentração do indicador e sua coloração, ou seja, quanto menor o volume de água mais concentrado e de coloração mais intensa é o indicador.
De acordo com essas cores é possível determinar através da escala de pH o tipo da solução.
Material utilizado
→ Pisseta
→ Tubos de ensaio;
→ Papel de filtro;
→ Funil;
→ Béquer;
→ Suporte universal;
→ Erlenmeyer;
→ Manta aquecedora;
→ Repolho roxo.
Procedimento Experimental
- Obtenção do indicar natural a base de repolho roxo:
O repolho foi cortado em pedaços menores e posto em um béquer de 1000 mL com água destilada de modo que fosse submerso. Após isso a mistura no béquer foi levada até a chapa aquecedora até que tivesse uma coloração roxa intensa.
A solução foi filtrada para retirar as partes do repolho, sobrando apenas a solução. - Modo de indicação da escala de pH:
Foram separados cinco tubos de ensaio para o experimento, cada um armazenando uma substância, sendo elas: vinagre, leite de magnésia, água sanitária, solução aquosa NaOH, shampoo de bebê e leite de magnésia. Cada um com cerca de
5 mL.
Após