UFAC
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, foi realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 foi assim conhecida porque marcou os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e contribuiu para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. A proposta brasileira de sediar a Rio+20 foi aprovada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, em sua 64ª Sessão, em 2009.
OBJETIVO
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
A Conferência teve dois temas principais:
A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e,
A estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.
PRINCIPAL DOCUNTO GERADO PELA CONFERÊNCIA
A Conferência terminou com a assinatura das 188 delegações de Estados - Membros que aprovaram a criação de um documento chamado “The Future We Want” em português, “O Futuro Que Queremos”. o documento final que foi adotado por consenso fornece formação firme para um bem-estar social, econômico e ambiental. O documento torna-se, hoje, um marco no conjunto dos resultados das conferências das Nações Unidas ligadas ao desenvolvimento sustentável.
O documento prevê, entre outras medidas, a criação de um fórum político de alto nível para o desenvolvimento sustentável dentro das Nações Unidas, além de reafirmar um dos Princípios do Rio, criado em 1992, sobre as “responsabilidades comuns, porém diferenciadas”.
PARTICIPAÇÃO DO ACRE NA RIO+20
Por ser um Estado onde muito se fala em Sustentabilidade, o Acre não teve significativa importância na Rio+20. O Estado do Acre foi duramente criticado quando defendeu as