Ucrânia
No sudeste do continente Europeu, é considerado o segundo maior do mesmo, depois apenas da Rússia; faz fronteira com a Polônia, Belarus, Eslováquia, Hungria, Romênia e Moldávia; é banhado pelos mares Negro e de Azov; suas principais cidades são Kiev, Kharkov, Dnipropetrovsk Odessa e Donetsk.
Localização da Ucrânia, destacada em vermelho, no mapa acima.
O território que atualmente pertence à Ucrânia já foi de inúmeros povos, como nômades e bárbaros, seu primeiro período de grande destaque foi quando se iniciou o Principado de Kiev, que prosperou durante os séculos X e XI, e teve sua queda com a invasão tártara-mongol no século XIII. O Principado de Galícia, que surgiu paralelamente ao de Kiev, se manteve até meados do século XIV.
Nessa mesma época começaram as surgir os grupos armados chamados Cossacos na Ilha de Hortitsa, onde tinham constantes conflitos, paralelamente a isso ocorria a “criação” da comunidade Polaco-Lituana, que foi o resultado de um casamento, e a Lituana anexou parte do território e o que pertencia ao Principado de Galícia passou a ser da Polônia, uma porção de terra ao sul estava sob o domínio da Horda de ouro (que venceu os principados da Rússia). Em seguida perdeu as terras para o Canato da Crimeia. Os Cossacos eram em sua grande maioria pessoas fugidos de prisões russas ou polonesas, se estabeleceram em pouco tempo e criaram um quase-Estado que evoluiu, pois a Polônia não controlava o local e os Cossacos se afastaram dos mesmos; a comunidade Polaco-Lituana foi desfeita devido a União de Lublin que transferiu poder total a Polônia. Isso levou a tensões no local, com metade da população católica e a outra ortodoxa. Os Cossacos, que eram ortodoxos, foram contra os poloneses e ajudaram escravos fugidos da Polônia.
Iniciou-se, por volta do século XIX, um movimento nacionalista ucraniano, e esse sofreu grande repressão por parte dos russos, nesse meio tempo houve um pico no