Ucrania
No ano de 2004 com os protestos “Revolução Laranja” o país parecia dar inicio a uma era de democracia. Os representantes de liderança política no período eram Yulia Tymoshenko e Viktor Yuschenko. Ambos disputavam o poder, sendo Yanukvych eleito presidente em 2010 e Tymoshenko presa após diversas manifestações de embate de ideias e política.
Em 2012 houve uma suspeita de fraude eleitoral, mas nada foi levado a diante.Hoje a Ucrânia apresenta uma situação séria de debates públicos que se caracterizam como confronto. Levantam-se suspeitas de que ocorra aqui uma possível guerra civil, a qual acabará numa separação do país entre as áreas ocidentais e a parte leste, sendo esta tendo um número relevante de russos.
A discussão sobre a ocupação da Criméia por grupos pró Rússia e a realização de um plebiscito para que a população escolha entre a região ser ou não inclusa a Rússia.
Parte dos que apoiam a aproximação da Ucrânia à UE expressam que o que levou o Golpe que derrubou Yanokovich fora a situação econômica do país. Em contra partida. Levantam ainda uma possível liberdade econômica a partir dessa união e uma possibilidade de estarem livres das chantagens russas. O processo econômico ucraniano na verdade tem oscilado desde o início do governo, chega agora como um sistema econômico de crise complexa.
Dessa forma, o que nos interessa discutir agora é como toda essa complexidade é entendida agora e qual tem sido seu caminho na política, e como essa reflete na política das relações internacionais.
Diante a crise na política e com a derrubada presidencial da Ucrânia