ucrania
Há 65 anos atrás, terminou as hostilidades da Segunda Guerra Mundial, não foram considerados as vitimas das guerras na Polônia, Finlândia, nem os que morreram nos campos de concentração alemães e soviéticos. Em 1945 permaneceu apenas 27,4 milhões de pessoas. Cidades, aldeias, empresas industriais, estabelecimentos de saúde e escolas tornaram-se ruínas. O governo soviético ordenou a execução de todos os 19.000 prisioneiros políticos, a ‘’Solução Final’’ de matar todos os judeus, tiveram o menor número de colaboradores entre 14 países de lesta da Europa, foram retirados os passaportes internos, as famílias não odiam procurar alimentos em outras áreas.
Segunda Guerra Mundial na Ucrania: Politica Stalinista de terra devastada
Em 3 de julho de 1941 Stalin falou pelo radio condenando as ações, de amigos que haviam quebrado seu pacto de amizade. Stalin anunciou uma política de terra chamuscada para a Ucrânia, onde os inimigos não teriam direito a nada. Tudo que tenha valor, incluindo metais não oxidáveis, grãos e combustível que não possa ser retirados devem ser totalmente destruídos.
Nas áreas ocupadas pelo inimigo, as unidades de guerrilha devem por fogo nas florestas, lojas e meios de transporte. Na batalha pela Ucrânia, várias coisas foram danificadas, como trens, pontes, armazéns e carros blindados. Como as autoridades soviéticas e o exercito soviético se retiraram da Ucrânia em 1941,a politica de terra chamuscada de Stalin deixou uma trilha de destruição. Em 3 de novembro de 1941 o famoso monumento arquitetônico, a catedral de Dormition, construída em 1073 foi destruída.
Moscovo tentou responsabilizar os alemães por destruir este exemplo fabuloso da arquitetura ucraniana, mas provou-se ser trabalho de um esquadrão de bombas soviético. Desde que o governo soviético ucraniano tinha fugido do pais não havia nenhum governo ucraniano no território da Ucrânia durante a guerra. Como consequência, a Ucrânia não foi uma