UCAM
Resumo dos capítulos V, VI e VII.
BANGU – Engenharia de Produção - Noite
Sociologia – Professor David Moraes
Nome: Rachel Luiza Cabral de Mello 111670720 André Monteiro de Souza 111670830
Capítulo V
O indivíduo na sociedade
Status: O homem como ocupante de posições
Status é a localização do indivíduo na hierarquia social de acordo com a sua participação na distribuição da riqueza da sociedade em que ele está inserido. Aonde quer que o individuo esteja na sociedade ele estará ocupando alguma posição. Todo indivíduo ocupa várias posições, por exemplo, em seu grupo familiar, como cidadão em um estado ou na empresa em que trabalha. E cada status ocupado por um homem exige dele um comportamento .
Status atribuído e adquirido
Status adquiridos são posições ocupadas em relação a uma opção individual. Já os status atribuídos são independentes as vontades dos indivíduos.
Status específico, principal e geral.
Status específico é a denominação para cada uma cada uma das posições que o indivíduo ocupa simultaneamente. O número de status específicos ocupados pelos indivíduos tente a aumentar de acordo com a sua complexidade social.
Status principal é aquele que, entre o status específicos ocupados pelo indivíduo lhe dá prestígio, poder e riqueza em algum momento de sua existência e isso varia de acordo com o contexto em que ele está inserido com fatores como idade, profissão e sexo.
Status geral é a localização do indivíduo na hierarquia social, resultante da combinação dos direitos e deveres que o seus status específicos lhe conferem.
Papel: O homem como ator social;
A cada status ocupado pelo indivíduo correspinde a um papel social que é um conjunto de expectativas de comportamento que são esperados para cada posição. O indivíduo representa tantos papéis quantos status que ele ocupa.
As existências próprias de cada uma das posições conferem um comportamento humano que os difere dos animais, ou seja, ele pode se