Tório
Índice
Introdução.....................................................................01
Desenvolvimento..........................................................02
Conclusão.....................................................................06
Bibliografia....................................................................07
Anexos..........................................................................08
Introdução
Esse trabalho vai falar sobre o elemento químico Tório, quais são suas características, onde ele é encontrado no mundo e no Brasil, sua importância socioeconômica e os produtos derivados deste elemento. Neste mesmo trabalho constarão imagens e mapas mostrando qual a aparência e onde é encontrado esse minério.
Desenvolvimento
Tório e suas características.
O tório (Th) é um metal de transição interna (série dos actinídeos) pertencente ao grupo 3 da tabela periódica. Possui número atômico Z = 90 (prótons e elétrons) e massa atômica ponderada igual a 232,0 u (particularmente, o isótopomais estável, Th-232, é o único disponível na natureza e corresponde à 100% de abundância do elemento).
Nas condições ambientes, é sólido de coloração branco-prateada brilhante (ou gradativamente cinza, se exposto ao ar) e levemente radioativo (o núcleo apresenta estabilidade considerável, uma vez que o Th-232 possui meia-vida de mais de 14 bilhões de anos. E, ao se desintegrar, dá origem a um isótopo do radônio, Rn-220, ou outros isótopos, com Pb-208).
O tório apresenta baixa atividade radioativa, ou seja, a emissão de radiação dá-se de forma bem discreta (isso é válido apenas para o isótopo mais estável, Th-232). Mas, mesmo assim oferece riscos à saúde humana por poder dar origem a outras espécies.
Onde é encontrado o Tório?
O tório é mais abundante na crosta terrestre que o actínio. A concentração média varia entre 6 e 15 ppm, o que o