Rel Torio De PCC
JACAREÍ-SP
2015
I – TÍTULO: Corrosão.
II – OBJETIVO: Observar a corrosão dos metais.
III – INTRODUÇÃO TEÓRICA
A corrosão é um tipo de deterioração que pode ser facilmente encontrada em obras metálicas.
O aço oxida quando em contato com gases nocivos ou umidade, necessitando por isso de cuidados para prolongar sua durabilidade.
A corrosão é um processo de deterioração do material que produz alterações prejudiciais e indesejáveis nos elementos estruturais. Sendo o produto da corrosão um elemento diferente do material original, a liga acaba perdendo suas qualidades essenciais, tais como resistência mecânica, elasticidade, ductilidade, estética, etc.
Em certos casos quando a corrosão está em níveis elevados, torna-se impraticável sua remoção, sendo assim a prevenção e controle as melhores formas de evitar problemas.
Tipos de corrosão
Corrosão uniforme: É caracterizado pela perda uniforme de massa, esse tipo de corrosão ocorre devido a exposição direta do aço carbono a um ambiente agressivo e à falta de um sistema protetor.
Prevenção e Controle: Dependendo do grau de deterioração da peça, pode-se apenas realizar uma limpeza superficial com jato de areia e renovar a pintura antiga. Em corrosões avançadas, deve-se optar pelo reforço ou substituição dos elementos danificados.
Em qualquer caso é preciso a limpeza adequada da superfície danificada.
A corrosão uniforme pode ser evitada com a inspeção regular da estrutura e com o uso de ligas especiais como o aço inoxidável. Sua localização é uma das mais simplificadas e permite que problemas sejam evitados quando se existe serviços de manutenção preventiva.
Corrosão galvânica: Ocorre devido à formação de uma pilha eletrolítica quando utilizados metais diferentes, as pecas metálicas podem se comportar como eletrodos e promover os efeitos químicos de oxidação e redução.
Prevenção e Controle: Ela é evitada através do isolamento dos metais ou da utilização de ligas com