tópicos
Psicologia 7º Período
Acadêmicos: Patricia Müller e Solom Gonzatto
Disciplinas: Psicologia e Educação Especial, Psicologia Jurídica e Psicologia da Aprendizagem.
Professoras: Bruna Freitag, Kelly Zavadski, Elina Rocha.
(Em dupla) Analise como o psicólogo pode intervir frente a demanda apresentada no filme argumentando com base nos referenciais teóricos propostos os seguintes aspectos:
- No que tange a aprendizagem elabore hipóteses que justifiquem as condições do pai (pessoa com deficiência) em exercer a prática parental;
O filme Uma lição de amor apresenta uma situação bastante curiosa sobre uma condição comum no mundo todo, a deficiência mental, contudo neste caso, o personagem é o único responsável pela guarda e criação de uma criança. O fato de o pai da criança(Sam) apresentar uma deficiência mental moderada, pois suas capacidades são consideradas insuficientes para obter sucesso no desenvolvimento social, é o que faz com que a discussão tenha seu aspecto científico. Segundo Caldeira e Cavalari (2010) a deficiência mental intelectual se define como sendo o funcionamento intelectual inferior a media, manifesta antes dos 18 anos, apresentando limitações associadas a duas ou mais habilidades adaptativas como comunicação, cuidados pessoais, habilidades sociais, utilização de recursos da comunidade, saúde e segurança, habilidades acadêmicas, de lazer e de trabalho.
No enredo do filme, fica evidente que o amor que Sam mostra com sua filha (Lucy) é no mínimo impressionante, e em nenhum momento pode-se pensar em um desamparo à Lucy. No entanto, por mais que o apreço aparente pela filha exista, surge-nos uma dúvida quanto ao desenvolvimento de Lucy, será que pela presença do déficit mental do pai, a criança pode ter seu desenvolvimento humano comprometido ou limitado?
Partindo do princípio de que todos estamos passíveis e em potência para o aprender, e que os estímulos são inevitáveis, pode-se cogitar que a