Conclusão
A aula de História/Geografia teve inicio ás 13h30min horas e terminou ás 15h00min, é rotina da professora corrigir o “para casa” no inicio de toda aula, e após a correção da atividade extra, ela deu prosseguimento a aula. A atividade proposta e desenvolvida pela discente no primeiro momento foi o conceito de “Pesquisa”, uma aula expositiva, perguntando o que os alunos achavam e sempre considerando seus conhecimentos prévios, usando sempre uma linguagem clara e objetiva para definir o conceito de “pesquisa” dando-lhes de atividade extra para pesquisarem "Por que temos dificuldades em distinguir o lado esquerdo do direito".
No segundo momento de acordo com a apostila da Rede ÂNGULO, começa a trabalhar “Os dois lados do meu corpo”.
Sendo uma aula expositiva dialógica com seguimento da apostila, teve a constante interação dos alunos com a professora, foi uma aula bastante aproveitadora, tanto pela necessidade e pela curiosidade dos alunos em saber a história que as mãos podem contar de cada vida e de cada pessoa. Outra atividade proposta foi à comparação de diferenças e semelhanças entre os mãos e pés direitos e esquerdos, pintando-os na apostila de cores diferentes, e também além das mãos e dos pés, trabalhou-se outras partes do corpo de cada lado. Depois de ter trabalhado os dois lados do corpo, a professora introduz uma musica da apostila mesmo “desengonçada” para fixar os lados.
Em conversa com a discente ela me relatou que chegue um roteiro de aula, mas na sequência da apostila, na aula observada não houve nenhuma produção de texto. E as aulas são trabalhadas em grande parte só seguindo exclusivamente a apostila oferecida pela escola. Tive a oportunidade de olhar a apostila oferecida pela escola, o conteúdo é interessante e se aprofunda bastante nas informações, uma coleção da rede ÂNGULO, editora ABRIL, volume dois, a apostila é dividida em outros conteúdos, sendo, bem ilustrada e contendo temas bem elaborados.