Títulos de crédito
Jorge
Porto Alegre
2011
Introdução
A utilização do crédito, considerar-se tão antiga, quanto a própria sociedade organizada, porém somente após a Revolução Industrial, tornou-se universalmente utilizada, iniciando sua complexidade conhecida nos dias atuais. Com um maior desenvolvimento da indústria e do comércio, é cada vez mais necessário, em sua maioria, a necessidade da utilização de crédito e seus títulos , para um crescimento econômico com maior efetividade.
Palavras-chave: Desenvolvimento
DEFINIÇÃO
Os Títulos de Créditos são documentos que representam a obrigação, um documento no qual mostra-se a promessa de prestação futura a ser realizada pelo devedor, em forma de pagamento ou prestações atual realizada pelo credor.
Estes Títulos tem a principal finalidade de possibilitar uma negociação de crédito facilitada decorrente das obrigações representadas.
Costuma-se referir aos Títulos de Crédito as palavras "Negociabilidade" (facilidade de circulação de crédito), beneficiando o devedor, e a "Executividade" (maior eficiência na cobrança), atuando ao lado do credor. caracteristicas dos títulos de créditos
Os títulos de Crédito podem caracterizar=-e principalmente pela Literalidade, Autonomia e Cartularidade.
2.1 LITERALIDADE
A literalidade representa com formalidade e também rigorosidade o que se descreve no Título, devido assim, a obrigação nele mencionada. Portanto, nem o devedor ou credor, podem invocar contra o título elementos não emergentes no mesmo.
2.2 AUTONOMIA
Com autonomia, o Título de Crédito recebe a independência das obrigações vinculadas. Ou seja , gerando direitos autônimos no campo processual, invocado para um terceiro de boa fé, ele passa a ser desvinculado dos motivos originais de sua criação.
2.3 CARTULARIDADE
O Título de Crédito, sempre deve ser representando em papel, e daí vem sua característica de Cartularidade. A exibição do mesmo é necessária para o exercício do direito nele