Título
No livro “O Monge e o Executivo”, do autor James Hunter, acontece em torno de um executivo, o qual está insatisfeito com sua vida e decide procurar ajuda em um mosteiro, onde espera receber lições de um grande executivo do passado. Durante sua estadia no mosteiro ele se depara com várias novas regras e formas de ver o mundo, com isso seus paradigmas começam a mudar gradativamente e no final ele se vê com um pensamento completamente diferente do que tinha quando chegou no retiro.
O autor cita liderança como: a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. Uma das palavras chave é definir liderança como uma habilidade. Uma habilidade é simplesmente uma capacidade adquirida, pode ser aprendida e desenvolvida por alguém que tenha o desejo e pratique as ações adequadas. A segunda palavra-chave de nossa definição é influência.
Ele aborda uma reflexão sobre paradigmas, tentando se fazer entender que paradigmas podem ser bons em alguns casos, mas não devemos nos prender a eles, pois nem todo paradigma é verdade, é apensa um modelo considerado correto pela sociedade e que não é discutido. Por isso devemos desafiar continuamente os paradigmas a respeito de nós mesmos, do mundo em torno de nós, de nossas organizações e das outras pessoas.
Nos próximos capítulos, o autor decorrer sobre as características de um líder servidor, mostrando exemplos de vida que corroboram com sua visão. No topo da