Título, legenda e escala
Legenda de mapas é a chave para a leitura dos símbolos ou das convenções cartográficas, que são conjuntos de sinais, figuras e cores que aparecem nos mapas e por meio dos quais podemos interpretar as informações que eles contêm.
Esses símbolos são estabelecidos por convenções universais que representam cidades, rios, pontes, rodovias, ferrovias, lagos, campos cultivados e outras realizações do homem no espaço geográfico.
Títulos
O título identifica o assunto que trata o mapa e também a área que representa. Além de poder mencionar a data da informação representada.
Escala
Uma escala mostra à proporção que existe entre o mundo real e sua representação no papel. Um mapa pode ser milhares ou até milhões de vezes menores que o lugar representado. Com um simples olhar, não há como sabermos a proporção com que o mapa foi desenhado. Por isso usamos a escala.
Escalas maiores são usadas para trabalhos de detalhe, como mapeamento de corpos mineralizados, estudos geotécnicos e demais estudos de precisão. Sendo estas: 1:25000; 1:10000; 1:2500, além de outras de maior detalhe.
São muito usadas na Geologia, Engenharia de Minas e demais ramos que necessitam de mapas para seus estudos.
São também utilizadas para determinação de bacias hidrográficas em obras de engenharia civil. Desde grandes barragens até obras de micro drenagem urbana têm seu início com estudos em cartas cartográficas.
Como criar uma legenda
Hoje legendadores profissionais costumam trabalhar com um software de computador especializado onde o vídeo é armazenado digitalmente em um disco rígido, fazendo cada quadro individual imediatamente acessível. Além da criação da legenda, o legendador geralmente também informa ao software de computador as posições exatas onde cada legenda deve aparecer e desaparecer. Para o filme de cinema, esta tarefa é tradicionalmente feita por técnicos diferentes. O resultado final é um arquivo de legendas com as legendas existentes, bem como marcadores