Tutorial como fazer gráficos no excel
Os gráficos discutidos são relacionados com a representação de uma tabela de freqüências, chamados de Gráficos de Freqüências (como o gráfico de colunas ou de barras, o gráfico de Setores ou de pizza), relacionados com a representação de séries históricas ou temporais, chamados de Gráficos de Séries (ou de linhas) e relacionados com a representação de relações de dependência (matemática ou não) chamados de Gráficos de Dispersão.
GRÁFICOS DE FREQUÊNCIAS
Para a construção de qualquer um dos gráficos de freqüências, o primeiro passo é digitar a tabela, ou parte dela, e selecionar os dados que serão utilizados na construção do gráfico de preferência.
SELEÇÃO DOS DADOS DIGITADOS: É importante deixar claro que via de regra, utilizamos os valores percentuais na confecção dos gráficos. Assim, devemos digitar apenas as CATEGORIAS e as PORCENTAGENS para a feitura dos gráficos. Contudo se você quiser digitar a tabela completa, também é possível.
Primeira opção: se você digitar a tabela inteira, selecione as CATEGORIAS, solte o mouse, pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL e selecione as PORCENTAGENS, ficando da forma abaixo:
Segunda opção: se você digitar apenas as duas colunas de interesse, ou seja, as CATEGORIAS e as PORCENTAGENS, basta fazer uma seleção simples de todas as células, ficando da forma abaixo:
Note que em nenhum dos dois casos selecionamos os títulos das colunas nem a linha do total.
ESCOLHA DO GRÁFICO: Depois de selecionar as informações, entre no menu INSERIR. Você verá que imediatamente aparecerão os gráficos que o Excel pode inserir na planilha com base na seleção feita, como mostrado abaixo.
GRÁFICO DE COLUNAS: Vamos iniciar pelo gráfico de COLUNAS. Selecione a opção Colunas e aparecerá uma tela com os tipos de gráfico de colunas que o Excel pode desenhar. Note que a única diferença é na forma de expor as colunas (em 2D ou em 3D,