Introdução à Politica Internacional - Relatório
O Campo de Estudo
1 BIBLIOGRAFIA
PECEQUILO, Cristina S. “As relações internacionais: o campo de estudos e a atuação profissional” in PECEQUILO, Cristina
S. Introdução às Relações Internacionais. Petrópolis: Vozes. 8ª Ed, 2010. p. 13-36
CARR, E.H. “O começo de uma ciência” in CARR, E.H. Vinte anos de crise. Brasília: Ed. UnB/IMESP/IPRI, 2aed, 2001. p. 315
BRAILLARD, Philippe. “As Ciências Sociais e o estudo das Relações Internacionais” in BRAILLARD, Philippe. Teorias das
Relações Internacionais. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 1990. p. 81-11
2 O CAMPO DE ESTUDO – SLIDES
3 PECEQUILO, CRISTINA S. “AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: O CAMPO DE ESTUDOS E A
ATUAÇÃO PROFISSIONAL”.
Fluxos e relacionamentos de informação e conhecimento tornaram os cotidianos das sociedades mais complexos, demonstrando a existência de fatores internacionais como importantes na dinâmica doméstica de cada povo. Independentemente de seu caráter ou natureza, pacíficos ou conflitivos, os movimentos externos geravam impactos dentro destas sociedades, devendo ser analisados e compreendidos.
Este pensamento, a forma como a sociedade se relaciona com o mundo de fora, com seus mais diversos parceiros e inimigos em qualquer área da ação humana, constituiu-se um problema de estudo próprio [...] diante da evolução dos relacionamentos além-fronteiras, da ampliação da esfera do internacional, deu-se origem a uma disciplina específica: as Relações Internacionais.
3.1 AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: OBJETO E DISCIPLINA
Define-se como objeto de Estudo das Relações Internacionais os atores, acontecimentos e fenômenos que existem e interagem no sistema internacional, ou seja, além das fronteiras domésticas das sociedades.
As Relações Internacionais consistem em uma forma organizada de pensar as relações sociais que se estabelecem além das fronteiras dos Estados, fornecendo-nos parâmetros e instrumentais para