Tênis
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Educação Física
TÊNIS
Prof.: Ms. Valter Azevedo
Disciplina: Tênis de Campo
Aluna: Sayonara Rodrigues Vieira – 11122392
João Pessoa – PB
Março/2013
SUMÁRIO
1. Origem e dissipação .............................................. 1
2. Dimensões, regras e equipamentos ........................ 1
3. Tipos de Quadra .................................................... 2
4. Torneios ............................................................... 2
5. Linguagem no Tênis .............................................. 2,3,4
6. Ranking dos(as) melhores tenistas de todos os tempos, em n° de Grand Slam’s ........................................ 4,5
1. Origem e dissipação
Em meados do século XIII, havia na França um tradicional jogo denominado “Jeu de Pame”, traduzido como jogo de mão, no qual os jogadores utilizavam as mãos para rebater a bola contra a parede. A partir do século XIV, alguns jogadores implementaram a modalidade e passaram a utilizar uma espécie de raquete de madeira (Battoir). Mais tarde, chamado de Longue-Paume, era praticado em uma quadra retangular, dividido por uma rede; com seis jogadores de cada lado. E também de Court-Paume, jogo que exigia técnicas mais aprimoradas. O termo Tênis deriva do francês Tenez, que significa o verbo pegar no imperativo: Pega (expressão exclamada pelo atirador ao jogar a bola).
Neste mesmo período, do outro lado do Oceano, na Inglaterra, o Rei Henrique VIII conhecia o esporte e era praticante desta modalidade, o que ajudou a difundir o Tênis pelo mundo. Por isso, o Tênis é um tradicional esporte de origem inglesa, mas não nega o berço francês. A partir do ano de 1900, surge a Taça Davis: campeonato mundial, dividido nas regiões Americana, Europeia e Oriental.
2. Dimensões, regras e equipamentos
O Tênis é praticado em uma quadra retangular no formato de 23,8 m de comprimento por 8,2 m