Técnico
TEOREMA DE ARQUIMEDES
"Todo corpo imerso total ou parcialmente num líquido recebe uma força vertical de baixo para cima, igual ao peso da porção de líquido deslocado pelo corpo".
E ..... empuxo.
P liq. desl ...... peso do líquido deslocado.
m liq. desl ..... massa do líquido deslocado.
V liq. desl ..... volume do líquido deslocado.
g ..... aceleração da gravidade
d liq. desl ..... densidade do líquido deslocado.
PESO APARENTE ( Pap )
O peso ( P ) de um corpo, quando está total ou parcialmente submerso num fluido, diminui e, neste caso é chamado de peso aparente.
EQUILÍBRIO DE CORPOS IMERSOS E FLUTUANTES
Vamos considerar um corpo mergulhado em um líquido. Sabemos que apenas duas forças agem sobre ele: o seu peso P e o empuxo E.
Distingem-se três casos.
1º caso: o peso é maior que o empuxo ( P > E )
Neste caso, o corpo descerá com aceleração constante (condições idéias). Verificando-se as expressões de P e E, conclui-se que isso acontecerá se densidade do corpo for maior que a densidade do líquido, isto é, dC > dL.
2º caso: o peso é menor que o empuxo ( P < E ).
Neste caso, o corpo subirá com aceleração constante até ficar flutuando na superfície do líquido. Isso acontecerá quando a densidade do corpo for menor que a densidade do líquido, isto é, dC < dL.
Quando o corpo, na sua trajetória de subida, aflorar na superfície do líquido, o empuxo começará a diminuir, pois diminuirá a parte submersa e, portanto, o volume do líquido deslocado. O corpo subirá até que o empuxo fique igual ao peso do corpo, que é constante. Nessa condição ( P = E ) o corpo ficará em equilíbrio, flutuando no líquido.
3º caso: o peso é igual ao empuxo ( P = E )
Neste caso, o corpo