Técnico
SUMÁRIO
Título: Pág.: * Contexto Histórico. 3 * O desenrolar dos fatos. 4 * Reforma Protestante. 4 * Reforma Anglicana. 6 * Reforma Calvinista. 7 * Contra Reforma. 8 * Consequências. 9
* Contexto Histórico.
A Reforma Religiosa foi um dos acontecimentos do século XV e XVI que marcam a mudança do feudalismo para o capitalismo. O contexto que vivia a Europa naquele momento da história era de total mudança, passando de um pensamento do homem medieval cristão para um baseado na racionalidade. * Fatores Econômicos:
A burguesia foi uma classe social que surgiu na Idade Média (por volta do século XII e XIII) dedicando-se ao comércio e às prestações de serviços, tornando-se influente na economia e na cultura. O pensamento burguês se distanciava cada vez mais da aristocracia feudal, e não aceitavam, na prática as doutrinas que os limitavam ou condenavam na atividade financeira, já que a Igreja afirmava que elas não eram agradáveis a Deus, sendo a usura um pecado. Piedosa e devota, é também realista e vivia uma religião desligada e transcendente. A Igreja era dona de muitas terras e faziam altas cobranças de impostos que acabavam por empobrecer os católicos, principalmente o norte europeu, enriquecendo a península italiana, o que os deixavam com sensação de explorados.
* Fatores Políticos:
Com a formação dos Estados Nacionais, surgiu um sentimento de patriotismo nos povos. Com o poder