técnico
MEDICAMENTOS
DIAZEPAN
INDICAÇÃO
O Diazepam está indicado no alívio sintomático da ansiedade, agitação e tensão, causadas por estados psiconeuróticos e distúrbios passageiros por stress. Pode ser útil como coadjuvante no tratamento de distúrbios psíquicos e orgânicos. A ansiedade, principal sintoma sensível ao tratamento, pode se expressar por humor ansioso ou comportamento apreensivo, e/ou sob forma de sintomas funcionais, neurovegetativos ou motores, tais como: palpitação, sudorese, insônia, tremor, agitação, etc.O Diazepam é útil como adjuvante no alívio do espasmo muscular reflexo devido a traumatismo localizado (ferimento, inflamação). Pode ser igualmente usado no tratamento da espasticidade devido a lesão dos neurônios intermediários espinhais e supra-espinhais, tal como ocorre na paralisia cerebral e paraplegia, assim como na atetose e na síndrome do "homem rígido".
O Diazepam injetável é indicado nas urgências neuro-psiquiátricas, nas anestesias (pré-medicação ou potencialização) e ainda em casos de tétano.
EFEITOS COLATERAIS
Os efeitos colaterais39 mais comuns são: cansaço, sonolência e relaxamento muscular; em geral estão relacionados com a dose administrada.Efeitos pouco freqüentes: confusão mental, constipação40, depressão, diplopia41, disartria, cefaléia42, hipotensão5, incontinência urinária43, náusea6, secura na boca ou hipersalivação, rash44 cutâneo45, fala enrolada, tremor, retenção urinária7, tonteira e distúrbios de acomodação visual; muito raramente podem ser observados: elevação das transaminases e da fosfatase alcalina, assim como icterícia38.
Tem sido descritas reações paradoxais, tais como: excitação aguda, distúrbios do sono e alucinações8. Quando estes ocorrem, o tratamento deve ser interrompido.
Como ocorre com todos os hipnóticos, sedativos e tranqüilizantes, no tratamento prolongado existe o risco