Técnico
Um dos fatores que influencia no crescimento do PIB é o consumo privado, que é os gastos que as famílias têm com bens ou serviços, ou seja, quanto melhor a renda real (já descontada a inflação) da pessoa, mais elas irão gastar, então o PIB tende a crescer. Mas também uma pessoa que não tem uma renda boa o consumo diminui e acontece uma queda no PIB.
Outro fator é a taxa d juros, quer dizer que quanto maior o juro mais pessoas iram deixar de consumir produtos ou serviços, e iram guardar seu dinheiro para utilizá-lo no futuro.
Além do consumo das famílias, outro fator que tem forte influência sobre a variação do PIB, são os investimentos privados, aqueles feitos por empresas. A taxa de juros deve ser estendida, como o custo de obtenção do capital, ou seja, o custo de financiamento. Portanto quanto maior o juro, menor será o nível de investimento, para empresários, juros altos significam maiores custos para aplicação de capital.
Também existem os gastos públicos, peguei um exemplo, de um Governo que de inicio a construção de uma estrada, para que essa estrada saia do papel é preciso contratar operários, adquirir material de construção e muito mais. Com isso tende a aumentar a renda positivamente sobre o crescimento da economia
Outro fator muito importante para o crescimento do PIB é a balança comercial que é as exportações e importações. Quando as exportações de um país superam as importações do mesmo, o saldo da balança comercial é positivo. E quando um país exporta menos do que importa o saldo comercial é negativo, quanto maiores exportações, mais dinheiro entra no país e aumenta o PIB.
E quanto maiores forem às importações, mais dinheiro sai do país, então o PIB diminui.