Técnico Médio
Prof. Luiz Marcelo Chiesse da Silva
MAPAS DE KARNAUGH
Os Mapas de Karnaugh são uma representação gráfica de uma tabela verdade de modo a tornar mais visível a soma dos produtos e o produto das somas obtido. Por se tratar de uma representação visual, os Mapas de Karnaugh proporcionam uma simplificação de expressões lógicas mais rápida e simples na maioria dos casos, principalmente quando a tabela verdade envolve mais de três variáveis.
Graficamente, o Mapa de Karnaugh consiste em uma tabela em que as células representam uma linha da tabela verdade, sendo preenchida pelo valor da variável lógica dependente. Cada coluna e cada linha representam uma variável lógica (no caso do Mapa para duas variáveis), ou a combinação do produto lógico entre variáveis. A designação de “Mapa” provém do fato de que as células periféricas de um lado do Mapa são adjacentes às células do lado oposto. Exemplo:
No Mapa abaixo para quatro variáveis A, B, C, D; as células da coluna de A.B são vizinhas ás células da coluna AB, e as células da linha CD são vizinhas às células da linha
C.D .
A.B
A.B
A.B
A.B
A.B
A.B
A.B
A.B
A.B
C.D
CD
CD
≡
C.D
C.D
CD
C.D
CD
C.D
Assim, é possível deslocar para a esquerda ou direita o posicionamento das colunas e para cima ou para baixo as linhas, sem alterar o Mapa. Observe que é possível deslocar o posicionamento de todas as colunas e linhas, mas não é aconselhável trocar de posição uma coluna com outra ou uma linha com outra.
C.D
C.D
A.B A.B A.B A.B
A.B A.B A.B A.B
A.B A.B A.B A.B
C.D
C.D
≡
C.D
≡
C.D
C.D
C.D
C.D
C.D
C.D
C.D
É possível trocar o posicionamento entre linhas e colunas, desde que entre colunas e linhas adjacentes exista a diferença de somente uma variável. Esta regra deve ser seguida para que exista ao menos uma variável comum entre duas linhas ou colunas adjacentes, para que os produtos