Demonstrações Contábeis
As Demonstrações Contábeis devem representar apropriadamente a posição patrimonial e financeira (balanço patrimonial), o desempenho (demonstração do resultado e demonstração do resultado abrangente) e os fluxos de caixa de uma instituição. Sempre levando em consideração a legislação vigente que determina esse processo. Governos, órgãos reguladores ou autoridades fiscais, por exemplo, podem especificamente determinar exigências para atender a seus próprios fins. A geração desse relatório tem o objetivo de fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos usuários em geral.
A empresa, independentemente de seu porte ou natureza jurídica, tem de manter escrituração contábil completa, no Livro-Diário, para controlar o seu patrimônio e gerenciar adequadamente os seus negócios. Não se trata exclusivamente de uma necessidade gerencial, o que já seria uma importante justificativa. A escrituração contábil consta como exigência expressa em diversas legislações.
As Demonstrações Contábeis são parte integrante das informações financeiras divulgadas por uma entidade. O conjunto completo de Demonstrações Contábeis inclui, normalmente, o balanço patrimonial, a demonstração do resultado do exercício, a demonstração dos lucros e prejuízos acumulados, demonstração dos fluxos de caixa e a demonstração do valor adicionado que são parte integrante desse conjunto devendo ser inclusas e transcritas no livro diário, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade e do profissional da contabilidade legalmente habilitado.
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil que evidencia, resumidamente, o patrimônio da empresa, quantitativa e qualitativamente. No Ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados. No Passivo, de forma crescente de exigibilidades.
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração