contabilidade
São os gastos com bens e serviços que não fazem parte do processo produtivo , sendo consumidos com a finalidade de obtenção de receitas.
Para entendermos o que são despesas, basta seguir a seguinte lógica: A compra de matéria -prima para produção é o gasto que, a partir do momento que lançamos no estoque , se torna um investimento. Depois , quando é requisitado para o processo produtivo , baixamos e ele passa a ser custo, eo produto originario desse processo retorna ao estoque como produto acabado. Por sua vez, quando o produto é vendido , seu valor torna-se uma despesa, que chamamos de CPV - CUSTO DE PRODUTOS VENDIDOS o que, na verdade, é uma despesa, agregando todos os custos envolvidos na produção do novo be.
Logo, os custos incorporados nos produtos acabados são vendidos.
Notamos então , que as despesas são valores que reduzem o Patrimônio Liquido, demonstrando ser um sacrificio no esforço de se obter uma receita
Temos como exemplo:.
Despesa de água consumida no escritório.
Energia elétrica consumida no escritório.
Salários e encargos sobre a folha do pessoal do escritório.
Aluguéis e seguro do prédio do escritório.
Conta Telefônica do setor administrativo e de vendas.
Desembolso:
É o ato financeiro de pagar uma divida, um serviço ou um bem ou direito adquirido. É a execução financeira dos gastos e investimentos da empres, podendo ocorrer no momento do gasto, que são os pagamentos á vista, ou após o gasto, que são os pagamentos a prazo.
Pagamento é o desembolso resultante da aquisição de bem e serviço.
Perda:
É o consumo de um bem ou serviço de forma anormal e involuntária. As perdas não podem ser confundidas com as despesas, uma vez que estas representam um sacrificio para se obter receita. A perda não apresenta esforço algum como caracteristica geral da receita.
No entanto , assim como as despesas, as perdas são lançadas diretamente na conta de resultado do periodo da empresa.
As perdas normais de