Charles Darwin
Quem foi
Charles Darwin era um naturalista que nasceu na Inglaterra em 1809 fazendo a teoria da evolução por seleção natural e junto com Alfred Wallace. Em 1831 teve a mais importante viagem no navio Beagle para visitar muitas regiões do mapa, onde percebeu a relação entre fosseis e seres vivos, como as espécies se adaptavam ao ambiente. Um exemplo foi à observação entre emas e avestruzes, que por mais se sejam parecidas ficam em lugares diferentes. Os tentilhões de Galápagos têm o bico adaptado ao tipo de alimentação. Tartarugas gigantes com riscos no casco com característica de cada ilha.
Darwin teve condições por mais de 20 anos, de relacionar esses fatos e divulgar a teoria por mais esses longos anos tenha sido resultado de que suas descobertas contrariavam o que se acreditava na época: que todas as espécies que Deus criou no início do mundo são espécies que existem sem nenhuma a mais ou a menos.
Darwin chegou dessa viagem bem conhecido e Wallace pediu a ele para que lesse seus rascunhos sobre uma descoberta que teve. Coincidentemente Wallace tinha escrito o que Darwin estava há décadas escondendo consigo e como uma solução publicou a teoria com o nome dos dois.
Em reconhecimento à importância do seu trabalho, Darwin foi enterrado na Abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton. Foi uma das cinco pessoas não ligadas à família real inglesa a ter um funeral de Estado no século XIX.
O que contribuiu para a ciência
A teoria da evolução e da mutação das espécies, idealizada por Darwin, foram o início dos estudos que possibilitaram a manipulação destas mutações, que hoje chamamos de "engenharia genética".
A implicação direta da teoria de Darwin de que as espécies podiam se modificar para se adaptar a um novo ambiente, está na produção de alimentos e matérias primas essenciais. A partir dessas idéias foi possível "criar" espécies que produzem mais carne, mais leite, melhor couro, mais