Técnico de Segurança do Trabalho
Página 1 de 57
INTRODUÇÃO:
Orientar as pessoas que desejam prestar socorro ao paciente de trauma ou de casos clínicos sobre as medidas apropriadas a serem usadas no tratamento de emergência e transporte destes pacientes. Os procedimentos aqui apresentados foram baseados em recomendações previstas nos protocolos vigentes nos serviços públicos do Estado de São Paulo (Corpo de Bombeiros e SAMU-SP), bem como nas literaturas de referência creditadas na bibliografia deste Manual.
O autor deste Manual não se responsabiliza por perdas, danos ou riscos decorrentes da intervenção direta ou indireta em local de ocorrência com base nos procedimentos descritos, nem tampouco pelas responsabilidades legais destes atos. Cabe ao leitor se manter atualizado sobre os procedimentos de emergência e seguir as recomendações dentro de seu nível de treinamento e habilitação profissional.
Sua intervenção deve ser restrita aos primeiros socorros de emergência e deve contar sempre com o auxílio dos Serviços de Emergências Médicas locais.
CONCEITOS
Podemos definir como Primeiros Socorros, as medidas iniciais e imediatas aplicadas em pacientes fora do ambiente hospitalar, executadas por pessoa treinada para realizar a manutenção dos sinais vitais e evitar o agravamento das lesões já existentes.
Os Primeiros Socorros podem ser também conceituados como o atendimento prestado aos pacientes qualquer acidente ou mal súbito, antes da chegada de qualquer profissional qualificado da área da saúde ou equipe especializada em atendimento pré-hospitalar.
Primeiros Socorros incluem procedimentos de Suporte Básico da Vida que são medidas de emergência para o reconhecimento e correção imediata da falência dos sistemas respiratório e/ou cardiovascular, ou seja, avaliar e manter o paciente respirando, com batimento cardíaco e sem hemorragias graves.
A correta aplicação das etapas de reanimação cardiopulmonar (abertura das vias aéreas, respiração artificial e