Técnicas instrumentais e compostos orgânicos
QUESTIONÁRIO1
Paulo Daniel Silva2 Taiana do Bomfim3 Everaldo Lopes Carneiro 4 Iroman Gonçalves de Oliveira5
__________________________________________________ 1. 1º Questionário proposto pelo Professor Formador como cumprimento das atividades da disciplina Química Orgânica III. 2. Professor Formador. 3. Tutor à Distância. 4. Tutor Presencial. 5. Aluno do Curso de Licenciatura em Química à Distância - UNEB.
QUESTIONÁRIO 01
Nota: As questões que devem ser corrigidas são: 01, 02, 04, 05 e 10. 1. Sobre espectroscopia:
a. Quais as principais técnicas instrumentais utilizadas para a identificação e elucidação estrutural de compostos orgânicos?
RMN: mudança de spin do núcleo, IV (infravermelho): vibrações moleculares, UV (ultravioleta): estados eletrônicos excitados e Espectrometria de Massa.
b. Explique o princípio de cada uma.
RMN (ressonância magnética nuclear): mudança de spin do núcleo
O núcleo de certos elementos e isótopos comporta-se como se fossem ímãs girando em torno de um eixo. Quando os coloca num composto contendo um campo magnético muito forte, simultaneamente se irradia o composto com energia eletromagnética, os núcleos podem absorver energia num processo denominado ressonância magnética. A radiação utilizada no espectrômetro de RMN é a radiofrequência (rf), de comprimento de onda altíssimo (da ordem de metros) e baixa energia (da ordem de 10-6 kcal/mol). A absorção desta radiação pelos núcleos desses elementos é quantizada e produz um espectro característico. Os espectrômetros permitem aos químicos medir a absorção de energia pelos núcleos.
IV: vibrações moleculares
Os compostos orgânicos também absorvem radiações na região do infravermelho (IV) do espectro. A radiação infravermelha não tem energia suficiente para excitar os elétrons