Relatório de Orgânica Carbono
CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA
ISABELLA CAROLINA BORGES
JOÃO PAULO RODRIGUES
JÚLIA DELGADO MOURA DE OLIVEIRA
JÚLIA GIORDANI SARDIÑA CAMPOS
LUANA CRISTINA CAMARGOS GOMES
MARCELA LUISA RAMOS
QUÍMICA ORGÂNICA I
PRÁTICA 2 – ANÁLISE ORGÂNICA ELEMENTAR
FORMIGA – MG
2015
Título: Atividade prática 2 - Análise Orgânica Elementar
Objetivo: Identificar a presença do elemento Carbono em compostos orgânicos.
Introdução:
Os elementos comumente encontrados nos compostos orgânicos são carbono, hidrogênio e oxigênio, Além destes, outros podem eventualmente estar presentes nos compostos orgânicos, como fósforo, nitrogênio, silício, boro, enxofre e halogênios. Existem diversas técnicas instrumentais para detecção dos elementos presentes nos compostos orgânicos. Entretanto, testes simples podem ser realizados em laboratório para determinar a presença ou ausência de alguns destes elementos. A presença de carbono nos compostos orgânicos pode ser verificada mediante análise do comportamento da substância em aquecimento (combustão). Para a combustão completa de alguns compostos orgânicos utiliza-se a técnica do aquecimento do material orgânico em presença do óxido cúprico, que leva a formação de dióxido de carbono e água.
Procedimento Experimental:
1. Pesquisa de Carbono em compostos de combustão incompleta
a) Queimou-se pequena quantidade de cânfora em uma espátula metálica.
b) Colocou-se uma cápsula de porcelana a aproximadamente 10 cm acima da espátula, para que a fumaça desprendida alcançasse o fundo da cápsula.
c) Observou-se o escurecimento do fundo da cápsula. Indicando que, com a combustão, houve liberação de partículas negras (fuligem) de carbono.
2. Pesquisa de Carbono em compostos incombustíveis
a) Colocou-se pequena quantidade de gluconato de cálcio em uma espátula metálica e aqueceu-se em chama, conforme o procedimento realizado com a cânfora. Compararam-se os resultados obtidos no experimento com a cânfora.