Técnicas histologicas
De modo geral, é o processo que visa manter a integridade histológica e citológica de tecidos, logo após a morte e sem que haja a deterioração do material biológico e que este permaneça o mais próximo do seu estado natural.
2- QUAIS AS VANTAGENS DA FIXAÇÃO?
As vantagens da fixação são:
• Inibir ou parar a autólise (processo pelo qual a célula se destrói espontaneamente);
• Impedir a proliferação de bactérias;
• Principalmente porque preserva as estruturas celulares e porque endurece os tecidos a fim de que resistam às próximas etapas da técnica histológica;
• A fixação torna as células permeáveis aos corantes.
3-QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS DE FIXADORES?
Os principais fixadores são o formol (mais utilizado devido ao simples preparo e o baixo custo), o fixador de boiun, o zenker e o fixador de helly.
4-QUAIS OS CUIDADOS QUE DEVEMOS TER EM UM LABORATÓRIO?
Ao entrar em um laboratório, independente qual for, é importante sempre estar utilizando algum avental ou jaleco, se for manusear substancia química utilizar sempre máscaras e luvas específicas. É importante também manter uma postura cuidadosa com os aparelhos que irá manusear. Dentro de um laboratório não se deve comer, fumar ou ingerir bebidas, pois estes podem entrar em contato e danificar o aparelho o qual está se utilizando.
3-QUAL A VANTAGEM DE SE USAR UMA MISTURA FIXADORA?
Cada fixador isolado possui suas qualidades e seus inconvenientes, por isso foram criadas as misturas fixadoras, que visam compensar as deficiências que um fixador só teria sozinho.
6- O QUE ENTENDES POR CORANTE?
Corante é uma substância química que se fixa a outra substância para conferi-la alguma coloração. Tratando-se de laminas histológicas a coloração (aplicação de corantes) confere melhor visualização das estruturas quando observadas ao microscópio.
7- QUAIS OS TIPOS DE CORANTES BÁSICOS?
Corantes básicos são compostos químicos que têm afinidade por estruturas ácidas, como por exemplo: o núcleo.