Contabilidade
Carina Monteiro n. º 26337
Índice
Introdução
É indiscutível que o conhecimento do passado da Contabilidade contribuiu para a melhor percepção da Contabilidade de hoje e de amanhã; daí a importância que os estudos históricos assumem em todas as disciplinas técnicas ou científicas, incluindo, obviamente, a Contabilidade. Com efeito, é nesta procura pelo conhecimento do passado que este trabalho se insere, mais concretamente no estudo da evolução preconizada pela Contabilidade pública portuguesa, desde o século XII ao até aos dias de hoje. As principais ilações a que se chega dão conta de que nos primórdios de Portugal a Contabilidade pública praticada era extremamente simples, notando-se que a sua principal preocupação era servir de base para a fiscalização das finanças públicas, sem esquecer, igualmente, que a contabilidade por partidas dobradas apenas foi introduzida no setor público em 1761, muito depois de este método ter sido difundido pela Europa.
Contabilidade
Definição de Contabilidade
Segundo o dicionário Contabilidade é uma técnica do cálculo e do registo das operações comerciais ou financeiras realizadas por uma pessoa, sociedade, empresa ou repartição do Estado, um conjunto dos registos assim efectuados, um serviço que se ocupa do registo de todas as transações e operações financeiras
Contabilidade é a observação dos factores económicos consistindo no registo e controlo dos factos patrimoniais, expressos em unidades monetárias, e tendo por objectivo, facilitar a gestão comercial, financeira e industrial ou simplesmente, é a ciência que estuda o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma entidade.
História da Contabilidade
A Contabilidade é tão antiga quanto a própria História da Civilização e durante um longo período, foi tida como a arte da escrituração mercantil. Utilizava-se técnicas específicas que se foram aperfeiçoando e especializando.
Nos primeiros tempos da Humanidade havia apenas