Técnicas de provas
Sempre de, ao ler o enunciado, marcar (grifar, circular, repetir etc.) os trechos mais importantes, especialmente o trecho que especifica se você deve marcar a alternativa correta ou incorreta.
1ª TÉCNICA - Elimine as alternativas absurdas. Leia todas as alternativas com atenção e, ao invés de procurar pela alternativa que responde à questão, procure primeiramente por uma alternativa absurda, e elimine-a.
2ª TÉCNICA - Desconfie das generalizações. Muitas vezes, o examinador copia um trecho inteiro de uma determinada lei ou redige uma afirmativa acrescentando apenas uma palavra que generaliza a regra, como se não houvesse exceções.
Entretanto, sempre...
Olha uma generalização aí! Está bem, vamos reformular...
Quase sempre há uma exceção ou um caso especial que fura a regra geral.
OBS: Assim, desconfie da alternativa quando estiverem presentes palavras como:
Sempre, nunca, nenhum, ninguém, tudo, todo(s) ou toda(s), só, somente, apenas, qualquer, integral ou integralmente, independente e independentemente, entre outras.
Nesses casos, a afirmativa provavelmente estará errada. Mas lembre-se de verificar se comando da questão pede a alternativa com o texto correto ou incorreto.
Exemplo de aplicação da técnica:
Prova OAB - Exame de Ordem - Janeiro/2009
Elaboração: CESPE - UnB
Questão 26 - Direito Empresarial
A sociedade simples difere, essencialmente, da sociedade empresária porque:
a) aquela não exerce atividade própria de empresário sujeito a registro, ao contrário do que ocorre nesta. Alternativa certa.
b) aquela não exerce atividade econômica nem visa ao lucro, ao contrário desta.
c) naquela, a responsabilidade dos sócios é sempre subsidiária, enquanto nesta, é sempre limitada.
d) aquela deve constituir-se apenas sob as normas que lhe são próprias, enquanto esta pode constituir-se utilizando-se de diversos tipos.
Veja que há duas alternativas com