Técnicas de Planejamento
1. Introdução: quando o projeto ou a atividade envolve uma infinidade de sub-atividades ou sob-projetos, o planejamento e o controle ficam muito dificultados, tendo em vista a ausência de ferramentas eficazes que dis-ponibilizem uma visão global do empreendimento do ponto de vista dos recursos e do tempo.
2. Planejamento do Tempo – num projeto uma das maiores dificuldades é gerenciar o tempo de execução das atividades, bem como definir quando essas atividades devem ser iniciadas e concluídas, de que forma se po-dem manobrar os “pontos mortos” do planejamento, de forma a incluir atividades, sem prejuízo do atendimento dos objetivos, ou como absorver as flutuações na execução das atividades do planejamento.
3. Gráfico de Gantt (Diagrama de Barras)– depois da I GG, o americano Henry L. Gantt imaginou um proces-so de planejamento, programação e controle, utilizando um gráfico de barras para auxiliar a execução de gran-des empreendimentos. Durante a Guerra, Gantt aplicou o método em vários projetos do Exército americano, substituindo os métodos até então utilizado de alfinetes coloridos e bandeirinhas. Sua técnica consiste em construir um “calendário”, cujas unidades de tempo compõem o cabeçalho, e no qual barras horizontais abarcam os períodos de cada atividade de trabalho. Essas barras são superpostas, de forma a permitirem uma visão de conjunto.
Exemplo:
Períodos Jan Fev Mar Abr Mai
Atividades
A
B
C
D
E
F
G
- observando o gráfico podemos facilmente reconhecer:
- início e fim do projeto;
- início e fim de cada atividade;
- períodos com mais ou menos atividades simultâneas;
- atividades que podem depender de outras;
- folgas no planejamento;
- atividades que não podem sofrer atraso, para não comprometer o prazo do projeto;
- etc.
4. Dependências –