Tecnicas de planejamento de obras
DISCIPLINA
INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
PROFESSOR: ADRIANO
TRABALHO DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE OBRAS
ÁLVARO BRITO DO NASCIMENTO NETO
2º/ 2013
Aracaju
Dezembro de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 02
2 Planejamento 03
3 Orçamento 04
4 Cronograma 05
5 Controle 06
REFERÊNCIAS 07
Introdução
A Construção Civil é um setor industrial de importante estratégia para a economia, apresentando sérias deficiências em seus processos de gestão e, portanto, necessita cada vez mais de ferramentas que auxiliem os profissionais atuantes na área.
O Processo Construtivo forma um conjunto de atividades multidisciplinares e rotineiras de um cronograma seqüencial que algumas vezes não se tornam práticas constantes devido a alguns contratempos existentes, destinadas a cumprir uma determinada meta, caracterizadas por um início e um fim, delimitadas no tempo, compatibilizadas no custo e otimizadas no desempenho técnico e produtivo. Assim, gerenciá-lo significa utilizar recursos materiais, financeiros e humanos, empregados de acordo com o escopo de trabalho pré-estabelecido em um plano que fixa datas, um planejamento que define prioridades e um controle para garantir sua qualidade assegurando o lucro e o prazo de execução, almejando técnicas construtivas que ofereçam rapidez, economia e redução da geração de resíduos.
O mercado da Construção Civil está cada vez mais exigente, sempre buscando a qualidade e o menor custo. Uma obra para ser bem executada e gerar lucros para construtora, necessita, antes de tudo, de um bom planejamento e gerenciamento em todas as suas etapas, principalmente em sua fase projetual.
2- Planejamento
Com o avanço da tecnologia no ramo construtivo surgem novas