trabalhos
Definição:
González (2007) considera o planejamento como uma programação da obra. Diz que a programação necessita de um tratamento tão ou mais apurado que o orçamento, pois são necessários conhecimentos profundos sobre o projeto, recursos financeiros disponíveis, prazos de compra e entrega de materiais, situação do mercado, disponibilidade de mão-de-obra, prazo de entrega da obra e muitas outras informações.
Planejamento é definido como um processo gerencial que envolve o estabelecimento de objetivos e a determinação dos procedimentos necessários para atingi-los sendo eficaz somente quando realizado um controle conjunto.
Importância do planejamento de obras
O processo de planejamento e controle de obras é de fundamental importância para alcançar as eficiências e efetividade na execução dos empreendimentos de construção (FOLGIARINI, 2003).
O planejamento cumpre um papel fundamental nas empresas, à medida que o mesmo tem um forte impacto no desempenho da função produção. Inúmeros estudos realizados no Brasil e no exterior comprovam este fato, indicando que deficiências no planejamento e controle estão entre as principais causas da baixa produtividade do setor, das suas elevadas perdas e da baixa qualidade dos seus produtos (BULHÕES, 2003).
Segundo Avila et al (2000) apud Knolseisen (2003), o planejamento é um processo em que são utilizadas técnicas científicas, visando aumentar a eficiência, a racionalidade e a segurança através de previsões, programação, execução, coordenação e controle dos resultados, para atingir o que é desejado.Para Laufer (1990) apud Bernardes (2003), o planejamento é necessário para:
Facilitar a compreensão dos objetivos do empreendimento, aumentando a probabilidade de atendê-los;
Definir todos os trabalhos exigidos;
Desenvolver uma referência básica para o processo de orçamento e programação;
Evitar decisões errôneas;
Melhorar o desempenho da produção através de processos alternativos;