Planejamento, gerenciamento e controle de obras (word)
O processo de Planejamento, Gerenciamento e Controle de Obras é de fundamental importância para alcançar as eficiências e efetividade na execução dos empreendimentos da construção. O aumento do controle de obra se faz necessário e obriga as empresas de construção a investirem cada vez mais no planejamento e na programação das atividades.
Projeto e Gerenciamento de Projetos
Projeto é um conjunto de atividades não rotineiras (único), com início e fim bem definidos, destinadas a materializar um objetivo. As características de um projeto são: * Possuir um objetivo bem definido, ligado á satisfação de necessidades humanas; * Desenvolver-se ao longo do tempo, com um ciclo de vida que pode ser dividido em etapas (por exemplo: concepção, planejamento, execução e término); * Estar sujeito a restrições de tempos, custos e qualidade; * As atividades além de não rotineiras (únicas) são multidisciplinares.
Ciclo de vida do Projeto
Este conceito se aplica a projetos nas mais diferentes áreas da atividade humana. Há projetos espaciais, projetos sociais, projetos esportivos, projetos pessoais, assim como projetos de construção. O que varia é o tipo de conhecimento exigido, o grau de abrangência e complexidade.
A construção de um pequeno centro comunitário possui complexidade e abrangência muito menor que a construção de uma usina hidrelétrica. Entretanto, ambas pretendem atingir objetivos, desenvolvem-se ao longo do tempo e estão sujeitas a restrições de tempos, custos e qualidade. Portanto, uma obra é sempre um projeto e é assim que será considerado.
Gerenciamento de Projetos
O Gerenciamento de Projetos é quase uma consequência da natureza do projeto. Para que um projeto tenha êxito, seja implantado, é necessário administrar recursos, com restrições de tempo, custo, qualidade, entre outros, de modo a fazer com que o projeto atenda seus objetivos e satisfação a todos os que nele estiverem envolvidos. Isto