tecnicas de planejamento de obras
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
JOÃO RIBEIRO DE ALMEIDA NETO
PAULO UBIRATAN BARRETO PINHEIRO
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE OBRAS
ARACAJU
2013
JOÃO RIBEIRO DE ALMEIDA NETO
PAULO UBIRATAN
TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO DE OBRAS
Introdução à Engenharia Civil
Turma N04
Professor: Professor Mestre Adriano Oliveira Matos
ARACAJU
2013
Sumário
1. INTRODUÇÃO
O planejamento é fundamental para o sucesso de um empreendimento, a importância fica ainda maior quando, na sociedade, existe pouca disponibilidade de recursos, instabilidade no mercado, entre outros obstáculos. Por isso o planejamento se faz necessário de forma que possa canalizar informações e conhecimentos, direcionado à utilização nas execuções dos serviços da construção civil. Em função destas situações, a criação de um sistema capaz de garantir o melhor cumprimento das metas preestabelecidas para a execução da obra é necessária. O planejamento tem várias funções, serve de assessor para aquisição de materiais, ajuda no fechamento de contratos, orienta nas técnicas nas aplicações de materiais ou nas execuções de serviços.
Apesar de planejamento lidar com futuro, não quer dizer que seja adivinhação. As principais funções são de orientação, de estudo, de definições dos métodos construtivos e do caminho crítico, de dimensionamento dos recursos, e de detecção, a tempo, das dificuldades da obra. O planejamento deve ser o mais simples e conciso possível. A linguagem deve ser a mais abrangente e natural, para ser entendida por todos os envolvidos, do mestre-de-obras ao presidente da empresa.
Conforme a Figura 1 abaixo, se pode observar que o planejamento está ligado a outros setores também importantes da obra.
Figura - Planejamento e suas associações.
2. NÍVEIS DE PLANEJAMENTO DE OBRAS
O planejamento pode ser dividido em três níveis: estratégico, tático e operacional. O