fertilização do solo
TRABALHO
DE
FERTILIDADE DOS SOLOS
“NITROGÊNIO”
EQUIPE: Eliakim M. Araújo Francisco Alves Nertan Gomes
PROFESSOR: Marcos
NITROGÊNIO
O nitrogênio é um gás incolor, inodoro e insípido. Não é inflamável nem combustível. O ar atmosférico contém cerca de 78,09% de nitrogênio (volume). Este gás é ligeiramente mais leve que o ar e ligeiramente solúvel na água. É inerte, exceto sob altas temperaturas.
ALGUNS DADOS SOBRE O NITROGÊNIO
Nome do elemento:
Nitrogênio
Símbolo Químico:
N
Número Atômico:
7
Peso Atômico:
14,00674
Grupo da Tabela:
15
Configuração Eletrônica:
[He].2s2.2p3
Classificação:
Não Metal
Estado Físico:
Gasoso (T=298K)
Origem do nome:
Do grego "nitron genes" que significa "o que forma nitro".
Introdução:
Foi descoberto em 1772 por Daniel Rutherford, na Escócia sendo isolado em 1785 por Cavendish. Em 1908, Fritz Haber desenvolveu um processo de extração de nitrogênio do ar e a produção de amônia (NH3) para ser usada como fertilizante do solo.
O nitrogênio obtido pela liquefação e destilação fracionada do ar, é uma fonte ilimitada de matéria prima para a preparação de seus compostos. Ele ocorre em menor quantidade na crosta terrestre em alguns minerais como o nitrato de sódio (NaNO3), também chamado de "salitre do Chile", é encontrado em reservas expressivas no norte do Chile.
É um elemento tão inerte, que Lavoisier o denominou de "Azoto", que significa sem vida. Seus compostos entretanto, são muito relativos como também são parte importante dos alimentos.
Densidade do sólido:
-
Ponto de Fusão:
63,05 K
Ponto de Ebulição:
77,36 K
Onde encontrar:
O nitrogênio é o gás mais abundante da atmosfera, compondo 78,03% do ar.
Ocorre em proporções muito menores em alguns minerais, sendo o mais relevante o nitrato de sódio (NaNO3), também chamado de “salitre do Chile”, encontrado em