Consultoria
No caso da consultoria financeira as orientações oferecidas são para a melhoria no desempenho financeiro, para uma melhor lucratividade e rentabilidade. Outro objetivo da consultoria financeira é auxiliar às empresas em sua administração financeira, utilizando uma forma mais eficiente os recursos materiais disponíveis, como capitais e recursos materiais em geral.
Uma consultoria financeira tem como objetivo também auxiliar os empresários a realizar investimentos de forma mais econômica e racional.
A consultoria financeira deve, portanto, auxiliar a empresa no que tange o desenvolvimento e sobrevivência da empresa de forma sustentável.
Outra função da consultoria financeira é avaliar os documentos financeiros de forma a avaliar os documentos e registros financeiros de forma estratégica.
Dessa forma, a leitura de indicadores financeiros de forma mais eficiente, auxiliando também na gestão de custos e preços.
Diagnóstico empresarial financeiro
Como acontece em todas as consultorias, a consultoria financeira também requer diagnóstico, e esse diagnóstico trata de assuntos financeiros de forma a tornar a saúde financeira da empresa mais viável, racional e sustentável.
Para isso é necessário realizar o diagnóstico do fluxo de caixa. Nesta consultoria serão analisadas as rotinas de controle, a avaliação dos sistemas de pagamentos e recebimentos, uso de cheques, cartões e, a análise realizada deve vislumbrar a eficiência dos sistemas de recebimento praticados pela empresa.
A consultoria sobre orçamento empresarial é aquele que busca a aplicação eficiente de recursos alocados e por isso, deve analisar a elaboração do plano de contas, as políticas da empresa sobre reajustes salariais, apuração de custos fixos e variáveis.
Outro objeto de diagnóstico para a consultoria financeira é avaliar a política de crédito da empresa, avaliando limites de crédito.
Dessa forma, a consultoria financeira deve resultar na análise de