Boas Práticas Agrícolas
PARA A PROTECÇÃO DA ÁGUA CONTRA A POLUIÇÃO COM NITRATOS DE ORIGEM AGRÍCOLA
Apresentação
"Para que o agricultor tenha bôas producções, se é indispensável que ele lance mão de sementes ou plantas de bôa qualidade, não é menos importante que as terras em que as novas plantas teem de se desenvolver, estejam n'um conveniente estado de fertilisação...
... Este facto, que todos os agricultores reconhecem, mas que infelizmente parece não lhes merecer a attenção devida, mostra quanto se torna essencial o adubar, estrumar e tornar as terras aptas a serem exploradas com economia. e vantagem.
O primeiro elemento de que se lança mão para dar ás terras a fertilidade precisa, é o estrume. Mas, podemos dizel-o, nenhum agricultor dispõe da massa de estrumes sufficiente para corrigir nas suas terras o desfalque que ellas annualmente experimentam pelo effeito das culturas successivas. D'aqui, a necessidade que tem todo o agricultor de recorrer a outros meios de fertilização. Veem portanto as adubações chimicas que tão completamente resolvem esta difficuldade.
Se, porém, queremos indicar ao agricultor o modo de augmentar e melhorar a força dos seus estrumes, ainda mais é desejo nosso dar-lhe elementos para que elle possa fazer um largo emprego dos adubos chimicos com probabilidade de bom exito quanto á sua applicação e ao abrigo dos logros quanto á sua compra"
In "Guia Pratico para o Emprego dos Adubos em Portugal" ¿ Real
Associação Central da Agricultura Portugueza - 1898
O papel da adubação química e orgânica na melhoria da produtividade dos sistemas culturais mantém hoje a actualidade com que é tratado nas palavras deste texto introdutório, velho de um século.
A utilização adequada desta técnica de produção, correctamente associada às outras práticas culturais que constituem os sistemas culturais, pode ser factor decisivo para aumentar a sua rentabilidade económica, contribuindo, assim, para a modernização e reforço