Técnicas de organização e automação do trabalho
Tatiane Aveiro Thamires de Almeida Camillo Discentes do Secretariado Executivo da Unilago
Andrezza Prado Scardova Docente da Unilago
RESUMO fazer
Palavras-Chaves: Técnicas, Organização, Automação e Trabalho.
1. INTRODUÇÃO A questão da produtividade é hoje, mais do que nunca, tema de discussões que se desenvolvem desde os recintos acadêmicos até o interior das fábricas, entre outras. Há posições bastante diferentes, e as controvérsias não parecem estar sendo eliminadas, malgrado os esforços de economistas, engenheiros, psicólogos, sindicalistas e empresários. O objetivo deste artigo é mostrar o quão importante é a organização e a automação do trabalho na atualidade; o material aqui apresentado é o resultado de uma pesquisa sobre características do processo da organização e automação do trabalho nos sistemas de produção de empresas, cujo enfoque, voltado para o aspecto organizacional propriamente dito, relaciona-se sobretudo com a questão da produtividade.
Abordam-se neste artigo os seguintes temas: Conceito de organização do trabalho, Evolução das diferentes formas de organização do trabalho, Analise de funções, Conteúdo do trabalho, Carga física, Carga mental, Novas formas de organização do trabalho (N.F.O.T), O que é automação?, Automação de escritório, Elementos de Conceito, Alguns tipos de automação, Materiais e Métodos, Conclusão e é finalizado com as referências.
2. CONCEITO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Entende-se por organização do trabalho: "a especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo” (Davis, 1991). Para Dejours (1987), a organização do trabalho é a definição das tarefas e das condições de execução, por instâncias exteriores aos