Técnicas de negociação
Diante da possibilidade de solicitar um aumento salarial algumas etapas precisam ser cumpridas para tentar obter o que se pretende o aumento salarial, iniciando por uma auto avaliação do seu rendimento profissional, depois buscando dados concretos do quanto você rendeu para empresa, e analisar as pessoas com quem irá negociar.
O primeiro passo para uma boa negociação salarial, é se auto avaliar, fazendo uma analise rigorosa do seu rendimento dentro da empresa, sua dedicação, seu desempenho em executar as atividades, seu poder de liderança que não pode vir associada com o autoritarismo, sua capacidade de trabalhar em equipe e colaborar com os outros, e sua capacitação para exercer sua função.
O segundo passo, é analisar o momento pelo qual a empresa está passando, se o seu trabalho está rendendo lucros, se estão em condições de firmar um acordo salarial maior e poder cumpri-lo.
O terceiro passo é analisar as pessoas com quem você irá negociar, e o estilo de negociação de cada um, se são mais metódicos, mais humanos, mais capitalistas, ou seja, o estilo da personalidade que mais sobressai, para que o negociador saiba como agir diante dos questionamentos.
Depois de ter reunido informações suficientes para encarar a negociação, é imprescindível saber escolher o melhor momento, quando todos estão calmos e dispostos a conversar com tempo suficiente para uma conversa clara e objetiva, e estar preparado para ouvir uma resposta positiva ou negativa.
Iniciar a negociação, expondo aos gerentes quais foram seus rendimentos, o que de importante você fez pela empresa, o quanto você se dedicou ao seu trabalho, até mesmo indo em busca de capacitação, apresentar dados concretos de sua eficiência e solicitar seu aumento salarial com valores concretos. Após expor seu ponto de vista ouvir a outra parte, que apresentará seus argumentos e se a resposta for negativa, o negociador precisa manter a calma.
Depois de ouvir um não você