Técnicas de negociação
1. Introdução
Negociar é mais que arte, representa o processo de comunicação eficiente, baseado na coragem de enfrentar desafios.As negociações não são feita somente por vendedores e compradores ou por grandes empresários , mas são feitas por nos mesmos, no cotidiano da vida.
Em um mundo globalizado, em que a modernização faz frente aos negócios e a competição estabelece relações de trocas cada vez mais complexas, algumas características do mercado ostentam práticas novas para sobrevivência das empresas.
Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento. Esses são elementos chaves para negociações bem sucedidas.
Aprenda que o melhor desafio na negociação é justamente quando todos ganham no processo de troca permanente. Negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses; é um processo utilizado para alcançar o intercambio de valor capaz de satisfazer os interesses de todas as partes envolvidas.
O negociador é o profissional que pensa, avalia, analisa e pondera, coerentemente, todas as informações que lhe forem apresentadas na intenção de se chegar a uma resposta apropriada em uma relação de troca. Ele deverá saber o momento exato de perguntar, de ouvir e de pensar. Ele deverá estar preparado para aprender tudo o que lhe for passado e o momento correto de abordar a outra parte. Ele deve estar atento a tudo o que diz respeito a seus interesses, assim como tudo o que envolve os interesses da outra parte.
Falhas no planejamento, descrença e problemas de comunicação são um dos itens que podem atrapalhar o processo de negociação.
As habilidades inerentes ao negociador são: concentrar-se nas ideias, discutir as proposições, proporcionar alternativas à outra parte, ter objetividade no