Técnicas de negociação
As negociações não são apenas feitas por vendedores e compradores ou por grandes empresários, são feitas por nós mesmo no cotidiano da vida. Negociar significa tomar as melhores decisões para maximizar seus interesses. Negociação é um processo utilizado para alcançar o intercambio de valor capaz de satisfazer os interesses de todos os envolvidos.
1- Negociação Ganha-Ganha A mais adequada. Ambas as partes, após descobrirem mutuamente as necessidades de cada um, após exporem o que cada um deseja e negociarem, entrando em acordo de interesse mútuo, chegam ao tão esperado sim. Estará garantida uma continuidade para o futuro. Exemplo de negociação ganha-ganha: Em uma organização foi feita uma negociação com o departamento de telemarkiting, quanto maior a venda, maior seria a comissão. Com esse procedimento os funcionários se empenharam em vender mais aumentando o número de vendas, a empresa teve crescimento nos seus lucros, portanto, os funcionários também tiveram um aumento na sua remuneração. Desta forma, ambos ficaram satisfeitos com a negociação.
2- Negociação Perde-Perde Esse tipo de negociação é totalmente o oposto da primeira, as duas partes não conseguem chegar a um acordo. Terá um conflito de interesses, onde uma parte não respeita a outra e vice-versa. Os negociadores adotam posturas inflexíveis. Provavelmente no futuro não terá garantia de novas negociações. Exemplo de negociação perde-perde: Na tentativa de aumentar os lucros da empresa, o proprietário da empresa começa a oferecer refeições aos funcionários e os impede de fazerem seu horário normal de almoço, é oferecido uma refeição de péssima qualidade aos colaboradores, na intenção de economizar. Com essa situação os funcionários ficaram insatisfeitos, devido a isso a motivação foi diminuindo, fazendo com que a produtividade. Nessa situação, ambas as partes ficaram descontentes.