Técnicas de Negociação
Técnicas de Negociação
Joaçaba, Santa Catarina,
2012.
INTRODUÇÃO
Toda atividade empresarial estabelece um ambiente para o frágil, sensível e complicado trabalho de negociação. A negociação tem mais a ver com os relacionamentos humanos do que as relações de compra e venda porque necessita mais colaboração e coordenação entre as partes envolvidas, além de ser mais do que um debate, situada em um nível muito elevado da comunicação interpessoal, onde o elemento humano é o componente essencial para o sucesso dos objetivos e metas da organização.
O objetivo deste diagnóstico de negociação, é ajudar na identificação das habilidades, etapas, estratégias e táticas negociais, visando contribuir para uma melhor performance na negociação de compras de produtos e serviços.
Neste sentido, baseada em três critérios, a negociação deve buscar produzir um acordo razoável entre as partes, ser eficaz e melhorar ou pelo menos, não prejudicar um relacionamento futuro.
Baseado nisso vamos entender o que é negociação, suas etapas, características, e analisar o processo de negociação de uma empresa, com o objetivo de sugerir melhorias se necessário.
1.0 NEGOCIAÇÃO
A negociação nada mais é que um processo pelo qual duas ou mais partes com objetivos conflitantes procuram de forma consciente, com ou sem cooperação, chegar a um acordo satisfatório para ambos. Ela está de forma diretamente relacionada à motivação, administração de tempo, informação, conflitos, planejamento, controle, aprendizado, entre outros.
As verdadeiras negociações possuem três elementos principais:
1) Barganhar;
2) Aprender, compreender e criar soluções para os problemas;
3) Discutir méritos do que está sendo oferecido e o que está contribuindo para o resultado da organização;
A negociação é extremamente fundamental para o