Técnicas de negociação
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Kamila Ferreira B. de Medeiros RA 3887741207
Sônia Maria de Brito Nava RA 3808709012
Bruna Tomaz Garcia RA 1299873275
Danyele Pereira dos Santos RA 4300076701
José Walter de Amorim RA 1299866137
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÃO SALARIAL Profª. Maria Cristiane Vinholi de Brito
Taguatinga – DF abril de 2012
ROTEIRO DE PREPARAÇÃO PARA NEGOCIAÇÕES SALARIAL
Após exaustivo estudo do processo de negociação à partir de uma visão sistêmica, faz-se necessário reconhecer que eu ainda não estaria preparado para uma resposta negativa frente a uma situação hipotética de insatisfação salarial, da qual me apresentasse à gerência para um possível acordo que correspondesse minhas expectativas e não obtivesse êxito.
Certamente que, a princípio, meu sentimento a respeito seria de indignação e revolta, dado que acredito ser merecedor de tal conquista. Provavelmente tal investida, resultaria em uma rescisão contratual, uma vez que consideraria tal negativa no âmbito pessoal e não saberia separá-la do profissional. Não conseguiria, portanto, centrar nos interesses básicos, meus e da empresa e não estaria preparado para a busca de alternativas.
Estudar e conhecer os processos de uma negociação favoreceu-me no sentido de tomar consciência das minhas deficiências a respeito e está proporcionando-me uma reflexão sobre minha postura frente a tal situação, caso ela deixasse de ser hipotética e passasse a se torne realidade. A falta de mais informações sobre a empresa, sobre sua política, suas expectativas, seus valores, seus objetivos, aliada a falta de planejamento estratégico, seriam, certamente, deficiências que me colocariam em posição desfavorável na investida.
Sob o foco de uma nova visão, após o estudo do tema, posso dizer que administraria tal conflito através da busca de um diálogo em que fosse