Técnicas de Negociação
A negociação está presente em todos os lugares, no supermercado, em lojas, em casa, na escola, como amigos. Negociamos desde que acordamos, nas coisa mais básicas do dia-a-dia, ao escolher uma roupa a ser utilizado, do café da manhã ao jantar.
Quando crianças negociamos o melhor lugar à mesa, a maior fatia de bolo, quem escolhe o que vai assistir, ou seja, passamos boa parte das nossas vidas negociando, onde houver mais que uma pessoa com pensamentos, ideologias e interesses divergentes haverá sempre uma negociação para se chegar ao acordo.
As característica básica de uma boa negociação esta no ganha-ganha, onde as duas partes conseguem de maneira amigável chegar a um denominador comum.
Negociar não significa necessariamente atrito, conflito aberto ou antagonismo entre os negociadores, é simplesmente uma forma aceita pela sociedade de encontrar o limite do outro negociador. Pode significar que eles decidiram negociar procurando extrair o máximo possível de concessões da outra parte, utilizando para isso toda sua capacidade, competência, talento, táticas e poder.
Os negociadores utilizam as informações que possuem como arma, evitando revelar aquelas que podem comprometer ou fragilizar sua posição. Os negociadores, quando negociam de forma competitiva, estão dispostos a abrir mão de um relacionamento melhor no futuro para obter vantagens imediatas. Sigilo sobre informações que podem comprometer ou fragilizar sua posição. Significa então que podem adotar uma atitude até cordial e de respeito entre eles, mesmo que estejam utilizando a competição como estratégia. Muitas pessoas não conseguem entender o fato de que é possível negociar utilizando até mentiras e omissões durante o processo mesmo assim ter atitude cordial e mesmo de respeito pelo outro negociador. Essas pessoas sentem-se mal negociando de tal forma e normalmente são as que afirmam que detestam negociar.
“ROTEIRO DE NEGOCIAÇÃO SALARIAL”.
Quando estamos iniciando uma