Técnicas de negociação
Em 1980, Cohen tinha outra visão do que seria negociar, disse que a “Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão”.
No ano seguinte, Nierenberg já adotava o conceito de que ambas as partes poderiam ter benefícios, e ainda na década de 80, mas precisamente em 1985, Fisher e Ury incluíam na definição de negociação a importância da comunicação.
Sparks (1992),assim como outros autores da década, Acuff (1993), Steele, Murphybe, Russill (1995), e Hodgson (1996) definiam a negociação como um processo ou atividade que tenha como objetivo que partes distintas entrem em um acordo que seja satisfatório a todos. No ano de 1998, Kozicki, escreveu a teoria mais conhecida como ganha-ganha, descreveu a negociação como “uma arte de se alcançar um acordo, resolvendo as diferenças por meio do uso da criatividade, que idealmente, deixaria ambas as partes felizes”.
Em 2001, Scare e Martinelli definiam a “Negociação como um conceito em continua formação, que esta amplamente relacionada à satisfação de ambos os lados”.
Conclui-se que, com o passar do tempo, a visão sobre a negociação mudou em alguns aspectos, e hoje em dia, muitos mesmo sem saber direito o significado da palavra, aplicam isso em vários momentos do seu