Técnicas de leitura
ALUNO(A)S: Caique Barbosa dos Santos.
POLO: Santa Maria da Boa Vista.
CURSO: Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.
TURMA: 2014.2
DISCIPLINA: inglês instrumental
PROFESSOR (A): Edneide Rodrigues.
Técnicas de leitura
As técnicas de leitura, como o próprio nome diz, vão nos ajudar a ler um texto.
Existem técnicas variadas, mas veremos as mais utilizadas. Ao ler um texto em Inglês, lembre-se de usar as técnicas aprendidas, elas vão ajudá-lo. O uso da gramática vai ajudar também. As principais técnicas são: a identificação de cognatos, de palavras repetidas e de pistas tipográficas. Ao lermos um texto vamos, ainda, apurar a ideia geral do texto (general comprehension) e utilizar duas outras técnicas bastante úteis: skimming e scanning.
Cognatos
A primeira leitura de um texto em inglês já nos aponta que algumas palavras possuem uma ligeira semelhança com o nosso idioma “mãe”: o português. É o caso de telephone, question, training. Palavras com essa semelhança e significado parecido são chamadas de cognatos ou palavras transparentes.
FALSOS COGNATOS:
1) ACTUALLY: realmente - na verdade (atualmente: at present nowadays)
2) APPOINTMENT: encontro - consulta (apontamento: note)
3) ATTEND: assisitr - frequentar (atender:aswer - consider).
COGNATOS VERDADEIROS:
1) TO DECIDE: decidir
2) SURPERVISOR: supervisor
3) EXPIRENCE: experiência
Pistas tipográficas e outros recursos
Depois de analisar os cognatos do texto, comece a observar quais palavras mais se repetem ao longo da produção textual. Essas palavras possuem relevância no assunto geral que está sendo tratado.
Há, ainda, algumas pistas tipográficas: datas, números, tabelas, gráficos e especialmente figuras. A própria forma da escrita pode dar pistas sobre a compreensão textual. O uso de reticências, do negrito ou itálico e mesmo as aspas e parênteses apontam sobre o objetivo do autor em relação ao ritmo do texto.
exemplo: