tecnicas de leituras
Apesar do avanço tecnológico observado na área de comunicações, principalmente audiovisuais, nos últimos tempos, ainda é, fundamentalmente, através da leitura que se realiza o processo de transmissão/ aquisição da cultura. Daí a importância capital que se atribui ao ato de ler, enquanto habilidade indispensável, nos cursos de graduação. O processo de ler implica vencer as etapas da decodificação, da intelecção, para se chegar a interpretação, posteriormente, á aplicação. A decodificação é uma necessidade óbvia, tarefa que qualquer pessoa alfabetizada pode empreender; pois consiste apenas na “tradução” dos sinais gráficos em palavras. A intelecção remete à percepção do assunto, ao significado do que foi lido. A interpretação baseia-se na continuidade da “leitura de mundo”, isto é, na apreensão e interpretação das idéias, nas relações entre o texto e o contexto. Vencidas as etapas anteriores, pode o leitor passar à aplicação do conteúdo da leitura, de acordo com os objetivos que se propôs.
Tipos de Leitura
a) Entretenimento ou distração: visa o divertimento, passatempo, lazer, sem maiores preocupações com o aspecto do saber.
b) Cultura geral ou informativa: visa o conhecimento geral sem aprofundamento.
c) Aproveitamento ou formativa: visa aprender algo novo ou aprofundar os conhecimentos.
Finalidades da Leitura A leitura pode ter como finalidade a informação, sobre fatos ou notícias, com ou sem o objetivo da aquisição de conhecimentos. Faz-se, neste caso, a distinção entre leitura informativa, mais ligada à cultura geral e a formativa, relacionada com a aquisição ou ampliação de conhecimentos. Outra finalidade, não menos importante, é a distração, o entretenimento. A leitura pode ser oral ou silenciosa; técnica e de informação; de estudo; de higiene mental e prazer, Interpretarem, em sentido restrito, é tomar uma posição própria a respeito das idéias enunciadas, é superar a estrita mensagem do texto, é ler nas