Técnicas de Gestão de Pessoas
Após as obter as informações a respeito da vaga e sobre as competências do s candidatos desejadas pela empresa, o próximo passo é a obtenção das informações dos candidatos que se apresentaram. As técnicas utilizadas para seleção são cinco:
1. Entrevista de seleção
2. Provas de conhecimento ou capacidade
3. Testes psicológicos
4. Testes de personalidade
5. Técnicas de simulação
Essas técnicas permitem que as amostras de seus comportamentos revelem suas características pessoais. Segundo Chiavenato “Uma boa técnica de seleção deve ter alguns atributos, como rapidez e confiabilidade”. (2010, P: 143). Outro ponto interessante dessa técnica, é que ela pode predizer o comportamento de um candidato em função dos resultados obtidos.
1.1. Entrevista de seleção
A entrevista de seleção constitui-se de duas pessoas, de um lado o entrevistador e do outro o entrevistado, interessado em preencher a vaga. É a técnica de seleção mais utilizada. A entrevista aplicada nas organizações tem inúmeras funções, podendo ser como triagem inicial, pessoal, técnica (para avaliar conhecimentos), de aconselhamento, de orientação profissional, de avaliação de desempenho ou de desligamento; dependendo do objetivo da entrevista que a empresa empregará.
O candidato recebe vários estímulos durante uma entrevista de seleção, pois o entrevistador quer conhece-lo, saber de suas habilidades e qual seu comportamento diante de determinadas situações. A entrevista pessoal é a que mais influencia na decisão final dos candidatos. Porém algumas interferências acontecem durante uma entrevista, mesmo porque a comunicação entre pessoas estão sempre favoráveis a esses tipos de situações. Sendo assim, são necessárias duas providências para melhorar essa situação:
A) Melhor construção do processo de seleção: o entrevistador pode ter ou não liberdade durante aplicação de uma entrevista, podendo ser livre com perguntas aleatórias, porém