Técnicas de expressão
Temos alguma obrigação de obedecer a leis que consideramos injustas ou imorais?
Esta questão encaminha-nos para a ética que é uma das partes da filosofia que se dedica aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento e de alguns problemas humanos.
Esta filosofia, através da sua análise, tenta criar respostas concretas com fundamentos sólidos para a resolução desses problemas.
Neste âmbito, leva-nos a pensar, a tentar entender, a reflectir e, quando é possível, justificar as tendências humanas que vivemos no dia-a-dia.
Estudam-se várias situações sendo que se verifica que existem várias contradições.
A obra de Peter Singer, “Ética Prática”, revela vários acontecimentos, que defronta alguns desafios éticos do nosso tempo. Sendo que, algumas pessoas ficam chocadas, outras insensíveis e outras não vêem qualquer problema e até concordam.
Estes desafios são estabelecidos, por exemplo, pela fome, pelas experiências científicas, pela igualdade, entre muitos outros.
Assim, que posição poderá haver, por parte do ser humano, relativamente ao aborto? À eutanásia? Aos refugiados? E a tantas outras situação do nosso mundo.
Passaremos à análise da obra, para nos esclarecer certas situações expostas.
Que fazer?
Peter Singer refere vários casos, um deles é o de Oskar Schindler que tinha uma fábrica, em que reuniu um número superior ao necessário para a mesma, com o intuito de salvaguardar os judeus que provinham dos campos de concentração e do gueto. Oskar utilizou várias estratégias para subornar membros do SS e alguns oficiais, gastando do seu próprio dinheiro para manter os refugiados, salvando 1200 indivíduos.
Outro caso que refere é o do médico Thomas Gennarelli que utilizava macacos provocando-lhes lesões cerebrais a sangue frio, guardando essas experiências em vídeos. Assim, os membros de uma organização de defesa de animais, invadiram o laboratório, destruíram os equipamentos e levaram as cassetes. Ainda tendo sido revelado